Aula 1 – Consciência

A consciência é o primeiro passo para o Autoconhecimento e para a revolução pessoal. É necessário que você aprenda a se olhar sem julgamentos e sem críticas. Ao observar-se de forma isenta, terá a chance de perceber quais dos seus comportamentos trazem resultados positivos e quais o levam a confrontar, repetidamente, situações negativas. A partir daí, poderá modificar seus padrões e, automaticamente, atrair novas possibilidades. Nesta aula, você aprenderá a desenvolver a autoconsciência.

Agora que você assistiu à primeira aula do nosso curso de autoconhecimento, eu quero saber:

- Consciência depende do que você vê no outro?
- Consciência você tem ou aprende?
- Consciência é um processo de autoconhecimento?

Deixe suas respostas abaixo para receber a próxima aula, na qual vou falar sobre: EXPRESSÃO. Até lá!



Com amor e luz,
Heloísa Capelas

19 respostas em “Aula 1 – Consciência

  1. elizabeth vieira

    Consciência depende da observação de si próprio .
    Consciência se aprende.
    Consciência faz parte do processo de autoconhecimento.

    Reply
  2. daiane

    - Consciência depende do meu ponto de vista sobre algo, ações, ou fatos. Sendo que este ponto de vista pode ser influenciado pela minha experiência de vida, pelos valores que assimilei ao longo dos anos.

    - Consciência você a tem, mas também pode aprender a observar-se e avaliar o “mundo” ao seu redor a partir de como uma outra pessoa, livro, filme, etc, lhe fornece informações para que isso ocorra.

    - A consciência também pode ser um processo de autoconhecimento, a partir do momento em que você para observar/analisar como tem agido frente a determinada circunstancia .

    Reply
  3. Simone Duarte

    Consciência é ter lucidez sobre atos, comportamentos e sentimentos. Consciência de si é aprendível, visto que fazemos e repetimos tantas coisas no “automático”, fazemos sem perceber. Manter-se consciente é um constante processo de autoconhecimento. Eu que busco o autoconhecimento há alguns anos, sempre me pego procurando, revirando, aprendendo e re significando algo que por muitas vezes pensei que já havia aprendido.

    Obrigada pela oportunidade
    Grande abraço,
    Simone

    Reply
  4. neusa gama

    Consciência envolve vários aspectos que nos levam a interagir e a nos comportar. O autoconhecimento nos leva a nos olhar como verdadeiramente somos. Precisamos conhecer os comportamentos que levam a discórdias, a mal entendidos, a aborrecimentos nos relacionamentos, para mudar, melhorar. Mas… e quando enfrentamos pessoas que são verdadeiras muralhas para que o relacionamento se harmonize? Será que sou eu que não sei levar as coisas???

    Reply
  5. Ana Moreira

    - Consciência depende do que você vê no outro?
    Não

    - Consciência você tem ou aprende?
    A conscientização é um processo que precisa ser aprendido.

    - Consciência é um processo de autoconhecimento?
    Sim, a busca de autoconhecimento é o que nos permite uma maior consciência de nós mesmos.

    Reply
  6. Giovanna Cotta Carvalho

    Acredito que a consciência não dependa do que eu vejo no outro pois está relacionada à como eu me vejo, a como eu entendo os meus comportamentos e decisões e não com a reação do outro diante desses.
    Acredito que seja possível aprender a consciência através de um processo de observação e introspecção.
    Acredito que consciência seja um processo de autoconhecimento pois me permite me entender melhor e me conhecer.

    Reply
  7. Ana Carolina

    A consciência depende do que você vê de si mesmo. Você a aprende. E a consciências faz parte do processo de se autoconhecer.

    Reply
  8. Carla Lúcio

    Consciência depende do que você vê no outro?
    - Não, depende do que vejo em mim. E no que isso reflete no outro. Mas somente o olhar para dentro que traz a sensação de estar consciente dos proprios atos.

    Consciência você tem ou aprende?
    - Aprende. É um exercício e é preciso se dar conta, acho que esse é o primeiro passo.

    Consciência é um processo de autoconhecimento?
    - Sim, para o autoconhecimento é preciso estar consciente das atitudes e comportamentos.

    Reply
  9. Renata

    1- De certa forma, sim. Nosso comportamento automático que gera situações desagradáveis é refletido pela resposta do outro. Por sermos seres sociáveis, precisamos analisar a resposta do outro a fim de saber o que estamos fazendo automaticamente e que não está dando certo.
    2- Se aprende, desde que se queira aprender.
    3- Sim, pois ter consciência dos nossos atos é o que nos faz perceber o que está dando certo e o que deve ser trabalhado, e dessa forma nos conhecemos melhor.

    Reply
  10. Alessandra Cordeiro

    Consciência depende do que você vê no outro?
    Depende do que eu vejo em mim mesma
    - Consciência você tem ou aprende?
    Consciência se aprende
    - Consciência é um processo de autoconhecimento?
    Sim

    Reply
  11. luciene rachid

    Acredito que ter consciencia depende de mim, é um treino possível de ser aprendido.Mas o autoconhecimento é um desafio diário e complexo de ser conquistado, mas é o primeiro passo para uma mudança com evolução e sustentável.

    Reply
  12. Rodolfo

    Acredito que a consciência não depende do que eu vejo no outro, mas sim da interpretação e percepção acerca do meu eu interior, do que eu percebo em meu íntimo, o que afetará minha perspectiva em relação aos outros.
    Penso que temos consciência, no entanto devido aos condicionamentos e medos, os quais somos expostos durante nossa existência, somos afetados pelo senso coletivo, que nos afasta da nossa autoconsciência, entretanto podemos aprender, ou até mesmo recordá-la do âmago do nosso ser.
    Acredito ser a consciência é um procedimento válido e eficaz durante o processo de autoconhecimento.

    Reply
  13. Antonio Luiz Macêdo

    1. A Consciência depende do que eu vi no outro. É uma história de vida que tem início no seio da família.
    2. Consciência cada um de nós tem; mas no começo da nossa história de vida ela é moldada pelas atitudes e gestos de outras pessoas.
    3. Verdadeiramente, a Consciência é um P R O C E S S O de autoconhecimento que não ocorre num ‘estalar de dedos ou ‘num picar de olhos.” A DECISÃO e a PERSEVERANÇA são as duas palavras-chaves para que possamos nos conscientizar da nossa Consciência e adquirirmos o autoconhecimento.

    Reply
  14. Patrícia

    A consciência é o mecanismo de conhecermo-nos, é como nos enxergarmos, nos observarmos, devendo ter esse o olhar sem julgamento, mas olhando o que temos de bom e ruim, o que dá certo e errado nas minhas atitudes, o que me traz sofrimento ou não, então não depende de como vejo o outro e sim como me vejo. A consciência é algo que temos em nós mesmos e que precisamos aprender a usá-la à nosso favor na construção do nosso ser. Portanto é um processo de autoconhecimento, onde trazemos ” à tona” o pensamos, sentimos e acreditamos quando tomamos determinadas ações de forma repetida e errada para mim própria.

    Reply
  15. Esleiane Ferreira

    -Consciência depende do que você vê no outro? Sim
    - Consciência você tem ou aprende?Aprende
    - Consciência é um processo de autoconhecimento?Sim

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>